Capítulo 2 - Torah - Sobre a não-abolição da Lei

Sobre a não-abolição da Lei 



"Mas estes sectários... não se chamavam de cristãos - mas de 'nazarenos'... contudo, são simplesmente judeus completos. Eles não só usam o Novo Testamento como também o Antigo Testamento, como o fazem os judeus... Eles não possuem diferentes ideias, mas confessam tudo exatamente como a Torah descreve e na forma judaica – exceto, porém, por sua crença no Messias. Pois eles reconhecem tanto a ressurreição dos mortos quanto a criação divina de todas as coisas, e declaram que o Eterno é Um, e que o Seu Filho é o Messias. Eles são bem treinados no hebraico. Pois dentre eles a Torah inteira, os Nevi’im (Profetas) e... os Ketuvim (Escritos)... são lidos em hebraico, como certamente o são entre os judeus. Eles são diferentes dos judeus, e diferentes dos cristãos, apenas no seguinte: Eles discordam dos judeus porque chegaram à fé no Messias; mas como eles ainda estão na Torah – circuncisão, o Shabat, e o restante – eles não estão de acordo com os cristãos... eles não são nada mais do que judeus... Eles possuem as Boas Novas de acordo com Matitiyahu completamente em hebraico. Pois está claro que eles ainda preservam-nas no alfabeto hebraico, tal qual foram escritas originalmente." (Epifânio; Panarion29)




Vamos pensar juntos.

Ainda que Paulo estivesse falando mesmo sobre graça que não precisa cumprir a Lei. Ainda que não houvesse tanta falta de conhecimento sobre Paulo e também não houvesse tanta interpretação errada sobre o que ele escreveu. Ainda que tivéssemos acesso às cartas que as igrejas e pessoas escreveram para Paulo, porque só temos as respostas dele, não temos as perguntas. Ainda assim, você acredita mesmo que Paulo teria autoridade suficiente para abolir uma Lei que o Eterno decretou?

Imagine se o Eterno iria criar uma Lei com tantos detalhes, até sobre higiene, com tanta intensidade e minúcias, para depois alguém abolir a Lei sem dizer claramente que a Lei estava sendo abolida pelo próprio Eterno. Se o Pai foi tão criterioso para decretar a Lei, você acredita mesmo que ele iria revogá-la assim, de uma maneira tão sutil?

Eu acredito realmente que não. A Lei não foi abolida, nenhuma parte dela foi revogada. Se o Eterno não aboliu a Lei, por que então Paulo teria essa autoridade? Entre Paulo, ou o que interpretam dele, e o Eterno, fico com o Eterno.

O que é pecado

Para quem ainda pensa que não precisa cumprir a Lei e usa Mateus 5.17 como justificativa, peço que leia com carinho TODO o capítulo 5 de Mateus e pense se Jesus disse mesmo que não precisamos cumprir a Lei.

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus. Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.” Mateus5.17-20,48

E comparem esta definição de pecado em várias versões da Bíblia: “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei [Torah, Pentateuco]; de fato, o pecado é a transgressão da Lei [Torah, Pentateuco].” 1João3.4 

P.S.: Segundo o dicionário Houaiss:
"Pecar - cometer pecado, transgredir lei religiosa
Ex.: foram punidos porque pecaram (contra as leis de Deus)"

O que é graça 

Segundo Marcelo Miranda Guimarães, o sentido hebraico de graça pode ser entendido com este exemplo: Você me deve R$ 100,00 e diz que vai me pagar na terça-feira da próxima semana. Chegando no dia marcado, você não tem todo o dinheiro, mas conseguiu R$ 80,00. E então você me pede para eu perdoar o que falta, os vinte reais. Eu perdoo.

A graça é essa parte que ficou faltando para a pessoa pagar. É o perdão do que não conseguiu fazer. Não é perdoar a dívida toda, é perdoar o que faltou. Isso é graça.

Assim acontece conosco e o Eterno. Nós não somos liberados de cumprir a Lei, mas naquilo que não conseguimos fazer, aí entra a graça.

O Pai perdoa

Sim, o Pai perdoa SE confessarmos, SE pedirmos perdão.

Não sei quem inventou isso, de que o Eterno perdoa tudo, de que podemos pecar à vontade que Ele perdoa, mesmo se não pedirmos perdão. Não existe isso na Bíblia.

Ele só perdoa SE houver arrependimento e confissão.

Decreto perpétuo

"Disse o Eterno a Moisés: ‘Diga o seguinte aos israelitas: Estas são as minhas festas, as festas fixas do Eterno, que vocês proclamarão como reuniões sagradas. [...]" "Este é um DECRETO PERPÉTUO para as suas gerações, onde quer que morarem." Levítico23 - leia todo o capítulo (grifo meu)

‎"Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Eterno, que os santifica. Isso será um SINAL PERPÉTUO entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Eterno fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou". Ex31.13,17 (grifo meu)

PERPÉTUO = 1. que dura sempre; eterno; 2. que não cessa nunca; contínuo; 3. que não se altera; inalterável; 4. que é vitalício. (Houaiss)