Capítulo 2.1 - Culpado de TODA a Lei? Será?

Torah


Culpado de TODA a Lei? Será? 



Um dos textos usados pelos que condenam os que querem cumprir a Lei, principalmente a guarda do sábado e a alimentação bíblica, é este: "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente." Tiago2.10.

Basta uma lida rápida em todo o capítulo para entender que o texto foi completamente retirado do seu contexto e usado com sentido totalmente contrário pelos religiosos. Leia e você vai ver claramente que o texto está defendendo o cumprimento de toda a Lei.

Mas quero continuar pensando no argumento que usam para condenar quem entende que a Lei não foi abolida, porque o texto é usado como ameaça: "Ah, então você tem que cumprir TODA a Lei, porque se falhar em um só mandamento vai ser condenado".

Bem, se fosse seguir isso que eles inventaram que o texto fala, então ninguém deveria cumprir um só mandamento da Lei. Será que entendi direito? Se eles dizem que a pessoa não deve cumprir a Lei porque não pode falhar um só mandamento, então não deve cumprir nada.

Se é assim, então por que ensinam que é pecado adulterar, matar, roubar? Pelo entendimento que os religiosos têm do texto de Tiago a pessoa poderia fazer tudo isso. Se não precisa guardar o sábado, então pode adulterar, cobiçar, fazer imagens de escultura etc etc, porque são partes de um mesmo contexto, de um mesmo capítulo.

Só me resta repetir: Teologia é o teólogo fingindo que explica e o povo fingindo que entende. Porque essa interpretação é impossível engolir e não passa pelo teste do contexto e da lógica.

Devemos obedecer a TODOS os mandamentos, inclusive guardar o sábado e não comer animais impuros. Não se pode escolher alguns para obedecer e outros para ignorar. A Lei não foi abolida. Ou então rasgue o chamado Antigo Testamento e jogue fora e siga apenas a má interpretação e deturpação que fizeram das cartas de Paulo.

E uma coisa muito importante, há mandamentos praticamente impossíveis de serem cumpridos na sociedade em que vivo, afinal estamos vivendo na diáspora, em um país que não obedece à Torah. Então procuro cumprir o que é possível, e o que não é, tento não me estressar com isso, peço perdão ao Eterno, peço misericórdia, mas ele sabe que quero obedecer e só não faço tudo porque não é possível, e impossível é diferente de não me esforçar e não querer.