Capítulo 9.5 - 'Tudo o que o homem semear, isso ceifará...'

Oração e provação - Outros autores


'Tudo o que o homem semear, isso ceifará...'



Em Galátas 6.7-10: "Não erreis: Elohim não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé."

Em números 14.19-24: " Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. E disse o SENHOR: Conforme à tua palavra lhe perdoei. Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do SENHOR encherá toda a terra. E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá. Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança."

Em 2 Samuel 11.12-23 : " Aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi. Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa. E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.

E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu. Então enviou Joabe, e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja. E deu ordem ao mensageiro, dizendo: Acabando tu de contar ao rei todo o sucesso desta peleja, E sucedendo que o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro? Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu. E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a Davi tudo o que Joabe o enviara a dizer. E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta. Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu. E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim. Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.

E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR. E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Elohim de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás. Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá. Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. E buscou Davi a Elohim pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.

E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se Elohim se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim."

Quando lemos esses três textos o que nos vem a mente é como funciona a lei da semeadura?

Na vida nós temos apenas dois caminhos o da obediência aos mandamentos do Eterno, ou o desobediência. Quando paramos para pensar nos caminhos a serem seguidos vemos que as escolhas vão gerar em nossas vidas benção ou maldição: " E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Elohim, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Elohim te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Elohim" (Dt 28.1). "Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Elohim, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão" (Dt 28.15).

Na vivência diária muitas pessoas não conseguem lidar com suas escolhas e muitas vezes quando começam a fazer teshuvá, elas acham que tudo o foi plantado em suas vidas será "apagado" como num passe de mágica e sabemos que isso é um engano de Satan, pois levaremos para toda a nossa vida o que plantamos.

Quando vemos o episódio do povo de Israel relatado acima, o Eterno deixa bem claro que os perdoou, porém o castigo iria vir, os de 20 anos para cima não entrariam na terra prometida.

No caso do Rei Davi o Eterno também perdoou o seu pecado, porém a criança que era fruto do pecado morreu, e vemos Davi jejuando, orando, mas o Eterno não voltou atrás na sua palavra.

O que precisamos entender é que lei da semeadura e perdão de pecados são coisas totalmente diferentes, quando pecamos e pedimos perdão Ele é fiel e Justo e nos perdoa, mas tudo o que fizemos irar repercutir, tanto no mundo físico, quanto no espiritual.

Vamos dar um exemplo muito claro: Quando uma pessoa mata outra pessoa, e depois disso ela aceita Yeshua, aceita os mandamentos, passa a obedecer de verdade. Essa pessoa continua sendo procurada pela polícia e se for encontrada, vai ser presa, julgada e condenada, e terá que pagar sua pena, os anos que forem determinados de prisão vão ter que ser cumpridos, não tem como fugir disso.

Muitas pessoas começam a caminhar com Eterno e ouvem mentiras do tipo: "Sua vida será um mar de rosas", "Nada de ruim te acontecerá", "Você a partir de hoje vai ganhar rios de dinheiro" e quando isso não acontece elas se frustram, achando que estão no caminho errado, não é o caminho que está errado e sim a interpretação desse caminho.

Uma vez eu ouvi uma coisa muito interessante, uma pessoa tinha começado a caminhar nos caminhos do Eterno e começou a reclamar por que não melhorava de vida, que o dinheiro era pouco. A líder espiritual dessa pessoa sentou com ela e disse o seguinte: " Vamos fazer o mapeamento da sua vida: Você veio de família rica? a resposta foi Não. Você Casou com marido rico? A resposta foi Não. Você estudou até que série? A resposta foi: Eu aprendi a ler e escrever e fui trabalhar na roça". Essa pessoa falou o seguinte: " Quando você conheceu Yeshua, você nem aposentadoria tinha, oramos, corremos atrás da sua aposentadoria, você hoje é aposentada com um salário mínino e dê graças ao Eterno por isso."

Queridos essa é a realidade, as pessoas querem colher o que não plantaram, não estudam, não trabalham, e querem ter os melhores empregos do mundo. E o contrário disso também é verdade, gastam suas vidas na prostituição, gastam tudo o que tem, não aguentam ficar casados com um parceiro só, vivem trocando de parceiros, e a troca de parceiros quer dizer enteados, filhos de outros casamentos, ex esposas, ex maridos e isso gera conflitos, essas pessoas não querem ter problemas futuros, mas os problemas virão. É claro que com o Eterno nos passaremos pelos problemas tendo uma esperança muito maior.

Jeremias 17.13-17: " Ó Senhor, Esperança de Israel! todos aqueles que te deixam serão envergonhados: os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.

Sara-me, Senhor, e sararei: salva-me, e serei salvo; porque tu {és} o meu louvor. Eis que eles me dizem: Onde {está} a palavra do Senhor? venha agora. Mas eu não me apressei em ser o pastor após ti; nem tão pouco desejei o dia de aflição, tu o sabes; o que saiu dos meus lábios está diante de tua face. Não me sejas por espanto: meu refúgio {és} tu no dia do mal."

Entendo as leis da vida viveremos muito melhor, realmente dando graças ao Eterno em todos os Tempos e não projetando em outros o que é devido a nós mesmos.